“Essa inovação traz um importante benefício aos clientes, que recebem os alertas sobre os eventos em tempo real com informações saídas diretamente dos sistemas da Senatran”, detalhou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
“É uma tecnologia útil para o governo e a sociedade, já que auxilia nos processos de regularização dos veículos e também fornece um apoio importante para gestão das infrações e recalls, minimizando os riscos dos negócios e resolvendo um problema que sempre exigiu um grande esforço por parte dos frotistas”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
O e-Frotas agora avisa, por exemplo, que um veículo se encontra em situação de recall pendente ou atendido ou, quanto às multas, se ocorreu o deferimento de uma defesa prévia, cancelamento ou o registro de pagamento de uma infração. A solução também oferece consultas por CNPJ e placa, confirmação de propriedade, roubo ou furto e restrições judiciais. Além disso, a tecnologia possibilita baixar o CRLV dos veículos e PDFs das infrações.
Passo a passo
A tecnologia foi lançada em agosto do ano passado e 92 pessoas jurídicas de todo o país já foram autorizadas pela Senatran para sua utilização. Para ter acesso ao serviço, é preciso submeter o pedido de solicitação de acesso à Senatran, por meio do sistema Credencia, realizar um contrato com Serpro, habilitar o certificado digital da empresa e desenvolver a integração dos sistemas, já que o e-Frotas funciona dentro do próprio ambiente digital dos clientes.