Na primeira quinzena de abril, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita inspirada nas duas exposições em cartaz: Convivendo com Robôs e NIHONCHA – Introdução ao chá japonês, que inclusive termina neste próximo domingo (07/04). A agenda destaca também atividades para o público infantil.
Para abrir a programação da quinzena, a instituição oferece, no dia 2 de abril, às 11h30 e às 15h, a visita mediada livre e gratuita pela mostra NIHONCHA. Durante a visita, serão abordados desde a tradição da Cerimônia do Chá (ou chadō, em japonês) até a presença da bebida no cotidiano dos japoneses, apresentando detalhes sobre o processo de produção da bebida e seu consumo ao longo do tempo, assim como uma casa de chá criada por impressora 3D com peças de madeira de descarte, projetada pelos arquitetos Kei Atsumi e Nicholas Préaud, montada no segundo andar da JHSP especialmente para a mostra.
Durante a visita à exposição, que fica em cartaz até o dia 7 de abril, os visitantes também poderão conhecer mais sobre esse emblemático elemento da cultura japonesa por meio das nove variedades de chá presentes na mostra, todas originadas da mesma planta, mas com características e sabores distintos de acordo com nuances em seu processamento. Também é possível entender a importância milenar da bebida na cultura japonesa, e de que maneiras seu consumo foi adaptado para os tempos atuais, com utensílios tecnológicos e “chá para viagem” que podem ser comprados em lojas de conveniência. O chadō e a casa de chá também são importantes destaques da exposição destacados durante a visita mediada.
Para quem quiser fazer uma imersão nas tecnologias dos robôs japoneses, a Japan House São Paulo convida o público a participar das visitas mediadas à exposição Convivendo com Robôs às 11h30 e 15h, no dia 4; e às 15h, no dia 11 de abril. Durante a atividade, serão discutidas a coexistência humana com os robôs e uma possível implementação deles na sociedade brasileira nos próximos anos, algo que já é uma realidade no Japão. Os robôs amigáveis, como são conhecidos, já estão integrados ao cotidiano dos japoneses, sendo muito utilizados em estabelecimentos comerciais, escolas e na vida doméstica, além de levar conforto e carinho para pacientes em hospitais e casas de repouso, por exemplo.
A exposição, que fica em cartaz até 19 de maio, apresenta 11 robôs que foram divididos em quatro categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. Todos eles são usados na prática no Japão, e a mostra tem o objetivo de desmistificar a coexistência dos humanos com os robôs. Durante a visita, é possível interagir com os robôs e entender mais sobre os avanços da robótica no Japão, além de descobrir mais sobre o universo da inteligência artificial e entender as diferentes relações que os robôs possuem no imaginário popular no ocidente e no oriente.
Exclusivamente para o público infantil, a primeira quinzena de abril convida as crianças para participar da Oficina de Máscaras, no dia 7, às 11h e às 14h. Durante a atividade, serão apresentados os Yokai, criaturas fantásticas do folclore japonês ligadas à natureza e ao mundo dos espíritos. Com base em suas histórias, todas as crianças poderão soltar a imaginação e criar suas próprias máscaras inspiradas nas figuras dos Yokai. A atividade acontece de forma presencial e gratuita, mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência na sede da JHSP.
Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.