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A Petrobras divulgou as 29 empresas pré-selecionadas no 4º edital do Módulo Startups, do Programa Petrobras Conexões para Inovação.

O edital, no valor total de R$ 20 milhões, traz desafios distribuídos em sete verticais tecnológicas: robótica, redução de carbono, tecnologias digitais, armazenamento e geração de energia, corrosão, modelagem geológica e tecnologias de inspeção. A seleção, em nível nacional, recebeu propostas de empresas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.

As selecionadas ingressam agora na fase inception, onde recebem mentoria para refinamento dos planos de trabalho dos projetos e modelos de negócio. A última etapa está prevista para o final de setembro, quando ocorre o pitch day, a apresentação para a banca de executivos que definirá as vencedoras.

O investimento nos projetos aprovados depende do nível de complexidade dos desafios. No final da disputa, as empresas vencedoras podem receber valores de até R$ 500 mil, para os desafios tecnológicos soft tech, baseados em softwares eventualmente integrados a plataformas de hardware já maduras, ou até R$ 1,5 milhão para os deep tech, que envolvem pesquisa avançada, incluindo as baseadas em software de alto desempenho, novas plataformas de hardware e novos materiais.

Nos últimos três anos, a companhia investiu cerca de R$ 36 milhões no Módulo Startups do programa Petrobras Conexões para Inovação. Ele contribui para o desenvolvimento de tecnologias e serviços inovadores, acelerando a incorporação de inovações na empresa.

Nas edições anteriores do Módulo Startups, objeto desse edital, foram selecionadas 37 empresas para desenvolvimento de soluções, aproximando as startups das demandas da indústria de óleo e gás.

O Módulo Startups busca soluções inovadoras para os desafios apresentados. As empresas selecionadas contam com o apoio do Sebrae – parceiro da Petrobras nesse módulo do programa – e a expertise do corpo técnico da companhia na adequação das propostas selecionadas e preparação para o pitch day.

Empresas selecionadas

Os vencedores da etapa final recebem investimento financeiro e mentoria para os projetos e modelo de negócios e, ao final do desenvolvimento dos projetos, as empresas estão capacitadas a se tornarem fornecedoras da Petrobras, com potencial de escalar na indústria nacional e internacional.

O Módulo Startups, do programa Petrobras Conexões para Inovação, surgiu do interesse da Petrobras em estreitar o relacionamento com o ecossistema de inovação, especificamente com startups e pequenas empresas de base tecnológica.

O investimento visa atender demandas mapeadas internamente na companhia e o desenvolvimento ágil de soluções com possibilidade de implantação. Por meio do programa, a empresa compartilha de forma sistemática os seus desafios e aporta recursos nas startups que se interessem em cooperar para resolvê-los.

Conexões

Desde o seu lançamento, o Programa Petrobras Conexões para Inovação evoluiu, e já abriga 8 diferentes módulos: Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Ignição, Encomendas Tecnológicas, Open Lab e Residentes.

Todos os módulos têm o objetivo de acelerar a inovação conectando todo o ecossistema, desde startups, ICTs, universidades até empresas. A Petrobras tem, atualmente, uma carteira de mais de R$3 bi contratada, com mais de 150 parceiros tecnológicos, nas diversas modalidades de contratação e acordos de cooperação.

Empresas selecionadas

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

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