0

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para a certificação do Selo Paulista da Diversidade.

A iniciativa reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, imigrantes ou em situação de refúgio, idosos, deficientes, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos.

Como se inscrever no Selo da Diversidade

As inscrições para essa edição podem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br.

“Como gestores públicos, temos que criar em pensar em políticas públicas, olhando sempre para todos os grupos de pessoas e reconhecendo o que, de fato, vai melhor a vida da população.Certificar as organizações que valorizam a diversidade e desenvolvem boa práticas de RH é essencial para que tenhamos mais pluralidade nas instituições e em nossas vidas”, disse Marina Bragante, secretária-executiva, respondendo pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Criado em 2007, o Programa Selo Paulista da Diversidade tem como objetivo difundir práticas inclusivas usando a experiência das empresas certificadas, provocando, com isso, mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade. Além de demonstrar o quanto é importante para as organizações, trazer para seu ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.

A partir deste ano, empresas localizadas fora do estado de São Paulo, mas que possuam ao menos uma filial no estado, podem inscrever seus projetos, pois entende-se que essas ações promovem a diversidade e beneficiam a população local. Na primeira edição de 2022, o selo foi concedido a 51 organizações por boas práticas em gestão de pessoas.

As inscrições ficam abertas permanentemente e podem ser feitas acessando o regulamento e a  ficha de inscrição pelo link https://url.gratis/ruHS9L?source=qr ou pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br em contato direto com a equipe técnica. O selo tem validade de 24 meses e pode ser validado.

Iniciativa

As iniciativas precisam atender a um ou mais públicos/temáticas elencados nas categorias abaixo.

  • Egressos ou em regime do sistema carcerário
  • Equidade de gênero
  • Equidade de raça
  • Infância e Adolescência
  • Juventude
  • LGBTQIA+
  • Pessoa com deficiência
  • Pessoa idosa
  • Pessoa imigrante ou em situação de refúgio
  • Pessoa em situação de rua
  • Pessoa que vivem com HIV/Aids
  • Programas transversais que contemplem mais de um grupo
  • Outros

Serão analisadas as seguintes ações:

Gestão estratégica da diversidade: quais ações são executadas para o público minoritário, se são mensurados indicadores, se as políticas de diversidade e inclusão são comunicadas pela organização aos seus colaboradores e como isso é feito;

Gestão de pessoas: se a organização pretende promover ações de diversidade em seu recrutamento ou seleção, treinamento e capacitação, acompanhamento de carreiras, gestão de benefícios ou até mesmo desligamentos;

Gestão de negócios e inovação: são analisadas formas de atendimento ao público e acompanhamento de sua cadeia de valor, se a diversidade e inclusão se estendem a seus fornecedores e colaboradores terceirizados, se a organização apoia ações externas e organizações sociais,  como isso é feito e como é a comunicação da organização, se a diversidade e inclusão estão presentes na sua comunicação, seja ela interna ou publicidade externa.

A organização precisa encaminhar seu plano de diversidade, mas caso esteja em implementação deve mencionar suas ações com objetivos, metas e o tempo a serem alcançadas.

Serviço

As organizações que queiram receber a certificação do Selo Paulista da Diversidade poderão manifestar interesse pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3718-6539.

Ou acessar o link com o regulamento e a ficha de inscrição  https://url.gratis/ruHS9L?source=qr.

Elon Musk é o novo dono do Twitter; Acordo foi de US$ 44 bilhões

Artigo Anterior

Empresa de cientista brasileira é destaque em evento realizado em Harvard

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios