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O marketing digital é vital para qualquer empresa que queira crescer em 2023. Sendo assim, sem ele seu negócio é um mero fantasma, invisível e completamente ignorado.

O pior é que você vai perder muito dinheiro e deixará seus concorrentes lucrando sozinhos.

Mas o que é marketing digital? Como Funciona? Para que serve e como aplicar nos negócios?

Tudo isso e muito mais você vê neste guia prático e completo com dicas atualizadas para esse ano.

Como Começar Do Zero No Marketing Digital?

Se é para obter bons resultados, o primeiro passo é estudar e entender o que é, de fato, o marketing digital.

Não existe outra forma de aprender a implementar as estratégias online sem antes entender como funciona cada uma delas.

Está sem tempo? Então continue aqui comigo, pois criei esse guia exclusivamente para você que quer saber como começar do zero, mas de forma fácil e assertiva.

Sendo assim, tenha em mente que as informações aqui não são apenas para conhecimento teórico. Tudo precisa ser posto em prática.

O Que é Marketing Digital?

Bem… sobre o que é marketing digital, trata-se apenas da promoção de empresas, produtos e serviços, pela internet.

Também conhecido como marketing online, marketing virtual, marketing eletrônico, marketing na internet ou ainda pelo termo em inglês, e-marketing. A definição é a mesma.

Para que você entenda melhor, vamos sair das definições técnicas e partir para algo mais didático.

Marketing online é um conjunto de ações cujos objetivos são:

  • Divulgar na internet;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Converter visitantes em leads;
  • Educar o público-alvo;
  • Fechar negócio;
  • Fidelizar clientes;

Como você pode observar, dizer que o marketing digital é apenas promover é um grande erro. O universo de possibilidades aqui é bem maior!

Desse modo, usando essas ações podemos aumentar o tráfego de visitantes em um site e convertê-los em clientes.

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Mas para isso, é importante criar uma estratégia que insira os principais canais de vendas online, por exemplo:

  • Redes Sociais;
  • Links patrocinados;
  • SEO;
  • Social Commerce;

Como Funciona O Marketing Digital?

De modo geral, podemos dividir as ações de marketing digital em três principais partes:

  • SEO (Search Engine Optimization): otimização de conteúdos e sites para os motores de busca como o Google;
  • Links patrocinados: esses são os chamados anúncios pagos e podem ser feitos em diversas plataformas como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads;
  • Inbound Marketing: estratégias usadas para atrair visitantes até o site de vendas ou blog, convertê-los em leads, fechar negócio e ainda, fidelizar clientes;

Além de entender como funciona cada uma dessas estratégias, você deve definir seus objetivos antes de começar uma campanha de marketing digital.

Isso porque, a definição das ações dependerá diretamente do que você pretende e onde deseja chegar.

Também é importante levar em consideração o seu público-alvo, afinal, tudo gira em torno do mesmo. O que ele quer, do que precisa, qual é a sua dor e qual produto pode solucioná-la.

Por Que Você Deve Investir Em Marketing Digital? Benefícios

Para as pequenas empresas, o marketing digital é a opção mais atraente dentro do marketing.

Isso acontece pelo simples fato de que as ações tradicionais custam bem mais caro.

Por exemplo, anunciar no Instagram ou Google custa bem mais barato do que fazer panfletagem ou colocar um comercial na TV.

Em relação ao marketing digital, além de ter um melhor custo-benefício, existem algumas estratégias que podem sair a custo O. Ideal para quem está começando e não tem orçamento para investir alto.

Hoje em dia, tudo o que precisamos para começar no marketing digital é ter um computador, internet de qualidade e muita vontade de aprender.

Mas já aviso que estamos falando de trabalho duro, afinal, para uma estratégia assertiva e eficiente, é necessário muito conhecimento sobre o negócio, mercado e marketing digital.

Mas as vantagens não se limitam a economizar e poder começar hoje mesmo. O alcance aqui é o que temos de melhor!

Em 2022, uma pesquisa demonstrou que existem quase 5 bilhões de usuários na internet espalhados pelo mundo. E esse número está em uma curva de crescimento notável.

Sendo assim, isso significa que nunca conseguimos chegar a tantas pessoas e de maneira tão simples.

Por isso, diferente dos métodos tradicionais de promoção, o marketing online nos permite medir com precisão os resultados das estratégias. E tudo em tempo real.

Como você conseguiria mensurar seus resultados após uma panfletagem? É praticamente impossível saber quantas pessoas tiveram acesso ao seu material.

Além disso, caso sua ação com os panfletos não desse certo, não teria mais o que fazer, a não ser, investir mais dinheiro em outra estratégia.

Também não daria para descobrir os possíveis motivos que geraram maus resultados.

No marketing digital, podemos mudar as campanhas quando julgamos necessário e é possível saber, precisamente, o que deu certo.

Estatísticas Atualizadas Sobre Estratégias Online

Vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de se investir em marketing digital, mas agora quero te passar números.

Afinal, nada mais convincente do que as estatísticas, números obtidos através de estudos e pesquisas.

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Antes de começar a trabalhar com marketing digital do zero, você precisa saber o que empreendedores e empresas têm a nos dizer sobre promover negócios online. Vejamos:

51% dos entrevistados afirmam que utilizam o Google em busca de informações relacionadas à compra que desejam fazer;

De acordo com o estudo Estatística de 2019, o tráfego de pesquisa gerou cerca de 65% do total das vendas do comércio eletrônico;

33% das vendas online foram geradas por pesquisa orgânica e 32% são advindas de anúncios pagos;

39% dos consumidores entrevistados consideram as compras online pelo celular um fator determinante sobre marcas ou fornecedores;

Pesquisas no Google sobre negócios locais aumentaram mais de 900% nos últimos 2 anos;

Quase 50% dos consumidores pesquisam por opções de compra online antes de se dirigir até uma loja física;

A HubSpot conseguiu aumentar o número de visualizações em 106% de forma orgânica, ou seja, com otimização de conteúdos (SEO);

O texto continua sendo base das buscas na internet, sendo assim, as marcas devem investir mais em marketing de conteúdo;

49% das pessoas dizem usar o Google para encontrar um produto ou ler artigos sobre variados nichos;

Conhecendo As Principais Estratégias De Marketing Digital

Chegou a hora de conhecer as principais estratégias de marketing digital e entender como cada uma delas funciona.

SEO

Search Engine Optimization ou simplesmente SEO é, sem dúvida, uma das melhores opções dentro das ações de promoção online.

Não importa qual o nicho, tipo de negócio ou porte, todos se beneficiam da otimização, mas ela é mais apreciada por quem está começando a empreender.

Por quê?

Pelo fato de exigir menos investimento, aliás, se você tiver experiência com escrita e estudar um pouco sobre o assunto, com toda a certeza consegue colocá-la em prática, você mesmo.

Caso contrário, os custos ficam por conta da criação de um canal como site ou blog e contratação de um redator para criar seus conteúdos.

Em suma, SEO é um conjunto de diretrizes criadas com o objetivo de fazer com que os sites fiquem no topo da lista de resultados de pesquisas dos motores de busca.

Todas as marcas fazem o possível para aparecerem no Google e isso acontece porque quem ranqueia vende mais.

No geral, podemos otimizar textos de blog, descrição de produtos em lojas virtuais, legendas de posts das redes sociais e descrição de vídeo no YouTube.

Também é importante pensar em SEO on page e SEO off page, O primeiro se refere à otimização feita dentro do seu site ou loja virtual.

Por outro lado, o off page são as estratégias feitas externamente, por exemplo, os backlinks.

Link Building

O link building é essencial no marketing digital e deve ser usado por quem deseja tornar-se mais relevante no mercado, passando a ser visto como autoridade.

Essa ação online, embora seja uma das mais eficientes, também é das mais difíceis de implementar.

Trata-se de conseguir links externos, ou seja, que outros sites e blogs apontem sua página online.

Parece simples, mas nem sempre é possível pedir para que outros empreendedores insiram links dos seus posts em seus próprios conteúdos.

Além disso, o ideal é ser citado por outras marcas que são referência no mercado, o que é ainda mais difícil.

A forma orgânica e mais eficiente de conseguir backlink é ter um site profissional e com conteúdo diferenciado. No entanto, existem algumas empresas especializadas em trocas de citação.

A desvantagem aqui é que dificilmente encontramos sites de referência nessa lista, mas pode valer a pena a curto prazo.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é mais uma opção muito interessante de marketing digital.

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Embora muitos o matem a cada ano, ele continua vivo e cada vez mais poderoso!

Sim! Todo ano aparecem “especialistas” afirmando que o e-mail marketing vai acabar, mas erram miseravelmente.

As pessoas ainda usam bastante o correio eletrônico e quando o assunto lhe é relevante, abrem e não têm receio de ler.

Entretanto, vale observar que o consumidor gasta cada vez menos tempo lendo online. Sendo assim, o conteúdo do e-mail de vendas precisa ser muito objetivo.

Essa tática serve tanto para informar seus leads com conteúdos educativos, quanto para vender. Basta criar copys persuasivas e aguardar o resultado.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo está presente em todas as táticas de marketing digital, em resumo, não há nada que não passe por ele.

Por exemplo, precisamos de conteúdo em blogs, páginas de sites, legendas de posts em redes sociais, roteiro para vídeos do YouTube e podcasts e muito mais.

Até mesmo quando estamos no estágio final, precisamos de conteúdo copy para realizar as vendas.

Marketing de conteúdo não é apenas criar textos para blog, tudo o que criamos e oferecemos ao público deve fazer parte de uma estratégia previamente desenvolvida.

Por exemplo, dentro do inbound marketing precisamos de conteúdo direcionado para cada etapa do funil de vendas.

Sabe aquele post carrossel do Instagram ou as mensagens do chatbot do WhatsApp? Pois bem! Tudo isso é marketing de conteúdo!

Inbound Marketing

Agora vamos conhecer o inbound marketing, uma estratégia online que se consolidou e hoje trabalha lado a lado com o marketing de conteúdo.

Também conhecida como marketing de entrada, essa técnica pode ser usada desde o início dos trabalhos e ajuda a direcionar os iniciantes.

Portanto, se você vai começar do zero , sugiro que leia bastante sobre como implementar inbound marketing.

Em tese, estamos falando sobre usar o conteúdo de forma diferente como usamos no outbound marketing, ou seja, de modo invasivo.

A principal característica do inbound é atrair o público sem invadir seu espaço e por meio de conteúdo relevante e de qualidade.

Desse modo, os visitantes chegam até o blog em busca de informação, encontram, percebem que as informações são confiáveis e voltam outras vezes.

Dar o que o cliente em potencial deseja é a estratégia e os passos seguintes são convertê-los em leads e vender.

Social Commerce

O social commerce é um conjunto de ações em que usamos as redes sociais para atrair, interagir, integrar e fidelizar clientes.

Por certo, você já clicou em um anúncio do Instagram, aquele famoso “saiba mais”, e foi direcionado até um e-commerce.

Pois bem, isso é o que chamamos de social commerce e vem se fortalecendo a cada ano.

Além de levar clientes em potencial para o site de vendas, também é possível interagir respondendo dúvidas e oferecendo conteúdos de interesse do público.

A rede social ideal depende do tipo de negócio, dos objetivos e também do público-alvo, afinal, se ele não estiver conectado, não temos com quem falar.

Marketing de Influência

O marketing de influência consiste em práticas implementadas, em conjunto, por empresas e influenciadores digitais.

Trata-se de utilizar os serviços de pessoas influentes em determinado nicho e que atuam em redes sociais com intuito de divulgar produtos e serviços.

No início, as empresas acreditavam que qualquer influencer que tivesse muitos seguidores poderiam ser contratados.

Com o tempo, percebeu-se que os influenciadores menores, ou seja, com alcance regionais funcionam melhor em alguns casos.

Hoje sabemos que a escolha do profissional precisa ser feita com mais cuidado. Embora não seja obrigatório escolher alguém do seu nicho, pontos importante devem ser considerados, por exemplo:

  • Nível de engajamento;
  • Regiões que alcança;
  • Influência sobre seu público;
  • Profissionalismo;

Afiliados

O marketing de afiliados já não é uma novidade, inclusive, os brasileiros já começam a se render à prática.

Inicialmente, essa estratégia, mais popular com os produtos digitais ou infoprodutos, era usada por empreendedores. Atualmente temos programas de afiliados de todos os tipos.

Por exemplo, a Amazon, resolveu investir nessa estratégia de marketing digital que se baseia em permitir que pessoas divulguem produtos e ganhem comissão por venda realizada.

A facilidade de trabalhar produtos digitais chama a atenção de quem deseja trabalhar na internet. Isso porque não precisamos lidar com envio por transportadoras ou correios.

No entanto, as empresas criam seus programas de afiliados e ficam responsáveis pela logística, a promoção de produtos físicos aumenta.

Sendo assim, temos a oportunidade de ter pessoas divulgando sem a necessidade de alto investimento.

Marketing de Comunidade

Marketing de comunidade ou community marketing, é uma estratégia que atua reunindo consumidores em comum de determinado serviço ou produto.

Em tese, o objetivo dessa ação é aproximar o público da marca e também incentivá-lo a manter uma relação mais sólida.

O ser humano, de modo geral, tem uma forte necessidade de pertencer a um grupo ou comunidade, por isso, essa estratégia vem demonstrando ótimos resultados.

Marketing Digital: SEO Ou Anúncios Patrocinados?

Quem está começando no marketing digital do zero, geralmente tem essa dúvida: investir em conteúdo otimizado ou investir em anúncios? Tráfego orgânico ou tráfego pago?

Bem… A primeira coisa aqui é entender que não somos obrigados a escolher uma coisa ou outra. Na maioria das vezes, vale a pena trabalhar com os dois.

Contudo, cada empresa ou empreendedor pode criar um plano e definir como deseja começar.

Sim, os anúncios no Facebook, Instagram, YouTube ou Google são mais recomendados para quem está no estágio final do funil de vendas, ou seja, deseja realizar vendas.

Da mesma forma, indico os links patrocinados para quem está começando e precisa aumentar as visitas no blog, redes sociais ou e-commerce.

Por outro lado, quem não pode investir tem a opção de apostar em tráfego pago. A questão aqui é que os resultados demoram mais a chegar.

O ideal mesmo é usar as duas práticas de marketing online. Com toda certeza, em conjunto elas são imbatíveis.

Guia Sobre Começar No Marketing Digital Do Zero

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital e como funcionam, veja um passo a passo simples de como começar a promover seu negócio na internet.

Crie Canais Online

A priori, faça uma pesquisa e descubra em quais canais de vendas seu público se encontra.

É bem provável que esteja conectado no Instagram e Facebook, mas se não quiser correr riscos, o melhor é analisar seus concorrentes e saber onde estão trabalhando.

Além das redes sociais, também podemos criar um canal no YouTube e um blog. No caso do blog, ele ainda é o melhor ambiente digital para trabalhar o marketing de conteúdo e otimização.

Vale a pena pensar também em criar um e-commerce, pois as lojas virtuais imprimem mais profissionalismo à marca.

Defina Sua Persona

Após escolher seus canais de atuação, é de extrema importância, definir sua persona.

Em suma, a persona é o seu cliente ideal. Aquele que se interessa pelo seu nicho, tem um problema e procura por uma solução.

Definir persona significa criar um perfil imaginário a partir de informações como: idade, gênero, classe social, ramo de atuação profissional, objetivos, dores, estado civil, etc.

Por que isso é tão importante? Porque todo o conteúdo a ser criado deve ser direcionado para ela.

Desse modo, todo o serviço do marketing digital é responder suas dúvidas, entender suas dores e oferecer algo que vai solucionar seus problemas.

Escolha As Estratégias Ideais

Após conhecer intimamente sua persona, é chegada a hora de determinar quais táticas de marketing digital usar.

Você já sabe o que ela precisa e seus hábitos, mas isso não basta para encontrar as ações ideais. Além disso, é importante pensar nos objetivos da empresa e da campanha em questão.

O orçamento é outra questão que não podemos deixar de lado, afinal, se deseja um resultado satisfatório, deve fazer algum investimento, por mais baixo que seja.

Ah! Mas eu não posso começar do zero e sem investir nada? Até pode, mas você sabe criar blogs, e-commerce e redes sociais? Sabe criar conteúdos otimizados?

Crie Um Plano de Marketing

Após concluir as etapas anteriores, o próximo passo é organizar as ideias, metas e objetivos e nada melhor do que um plano, para fazer isso.

O planejamento garante que todas as ações sejam postas em prática e a cada uma a seu tempo.

Da mesma forma, é através desse documento que conseguimos a garantia de que estamos trilhando o caminho certo.

Não se preocupe, no marketing digital, tudo pode ser acompanhado em tempo real e remodelado conforme nossa necessidade.

Defina Orçamento

Chegou o momento mais sério deste guia, pois falar sobre orçamento, principalmente, para pequenas empresas e empreendedores iniciantes.

Primeiro, não se trata de querer te convencer que deve estourar seu orçamento para investir em marketing.

O que você precisa entender é que não estamos diante de gastos desnecessários. Isso é um investimento e vai garantir que sua empresa cresça e se mantenha saudável no mercado.

Alguns iniciantes até acreditam que podem começar fazendo tudo sozinhos, mas acredite… é muita coisa para dar conta e precisamos de ajuda.

Por isso, analise suas contas e crie um orçamento sério para esse setor tão importante das empresas.

Coloque Em Prática E Teste

Por fim, tenha em mente que nem sempre acertamos de primeira. É bem comum escolhermos estratégias e elas não surtirem o efeito que esperamos.

Por esse motivo, esteja preparado para mudar algumas coisas durante o percurso.

Testando é que conseguimos entender o que funciona para o nosso projeto e o que não faz diferença.

A grande vantagem aqui é que todas as plataformas oferecem ferramentas onde podemos observar o andamento das táticas e também nos permitem revê-las.

Mesmo analisando a concorrência, é possível que algo funcione bem para ela e não para nós.

Espero que estas informações possam ajudar em sua jornada, que você consiga começar no marketing digital do zero e tenha sucesso!

Edemilson G
Desenvolvedor de Software, Gamer, Fã de Esports e Criador de Conteúdo.

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