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As empresas procuram por um profissional que faça textos que vendem. Saiba o que faz o copywriter, o que faz e como se tornar um.

Se você gosta de escrever, tem essa habilidade bem desenvolvida e deseja trabalhar no universo digital, certamente já ouviu falar em copywriting.

Trata-se de uma técnica de criação de textos persuasivos e que tem o objetivo de convencer o leitor a realizarem ações.

Sendo assim, com esse tipo de trabalho é possível fazer com que os visitantes sigam as redes sociais da empresa, visitem seu site de vendas e fechem negócio.

A seguir, saiba o que faz esse profissional, onde ele pode atuar no mercado e qual o seu salário.

O Que É Copywriter?

Copywriter é o nome que recebe o profissional que trabalha com a produção de textos cujo objetivo é a conversão.

Desse modo, quem trabalha nessa área usa as conhecidas técnicas de copywriting, ou seja, técnicas que visam convencer os clientes em potencial a tomarem uma decisão.

Em resumo, esse profissional é o responsável por criar textos que podem ser usados em diversos canais, para convencer as pessoas a comprarem produtos, contratarem serviços, etc.

Onde estes textos podem ser usados? A princípio, em blogs, páginas de vendas, landing pages, vídeos de vendas, etc.

Dentre as estratégias usadas pelo copywriter, estão os gatilhos mentais e outros elementos persuasivos.

Onde Trabalhar Como Copywriter?

Muita se fala em textos persuasivos, mas onde o copywriter pode atuar criando esse tipo de material?

A priori, vamos começar o tópico lembrando que a profissão de copywriter está em alta e o mercado o abraça com facilidade.

Para entender onde o mesmo pode atuar, basta pensar em quais canais digitais as empresas usam para vender seus produtos e serviços.

Por exemplo, o copywriter pode criar textos para blogs, páginas de vendas, redes sociais e anúncios pagos.

Aliás, um dos serviços mais requisitados a esse profissional é a criação de textos para anúncios no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads.

Sendo assim, caso você se torne um copywriter, poderá tanto em canais de vendas digitais quanto para empresas físicas.

A grande vantagem aqui é que é possível prestar serviços para empresas de todos os setores, afinal, todas têm o mesmo objetivo: vender!

Trabalhando com copywriting podemos trabalhar em casa pela internet ou no tradicional presencial.

Em relação à forma de contratação, é possível trabalhar sendo contratado via CLT ou como freelancer, prestando serviço. Desejando ser um prestador de serviço, temos como nos proteger via contratos.

Minha recomendação é que se quiser começar nessa área, prefira dar os primeiros passos como freelancer. É uma forma de adquirir experiência.

Como freelancer, sem dúvida, terá que cobrar valores um pouco menores, principalmente no começo, mas em pouco tempo você terá o conhecimento necessário para crescer na carreira.

Existem vários sites para freelancer e o processo para se cadastrar é simples e gratuito.

Como Se Tornar Um Copywriter?

A maior dúvida entre as pessoas que desejam ser copywriter é se é necessário fazer uma faculdade.

Bem… Em tese, não é obrigado fazer uma faculdade para atuar nesse mercado. Contudo, vale ressaltar que algumas empresas exigem uma formação superior para contratar.

Por certo, não existe um curso superior específico em copywriting, por isso, as empresas exigem cursos como:

  • Letras;
  • Comunicação ou jornalismo;
  • Relações públicas;
  • Propaganda;
  • Marketing e publicidade;

Por outro lado, outras exigem cursos mais direcionados ao tema, como diversos online oferecidos por plataformas como:

Em suma, você pode começar a adquirir conhecimento por meio de livros ou pode fazer um desses cursos online. Com isso, sem dúvida, já conseguirá atuar no mercado como copywriter.

Em seguida, a sugestão é procurar uma graduação dessas citadas anteriormente para fazer. Dessa forma conseguirá crescer, aumentar o número de contratações e melhorar o salário.

Preparar um portfólio também é importante. Isso porque é possível que uma empresa que exige graduação, acabe desistindo da exigência ao ver um trabalho bem feito e alinhado com o que deseja.

Então, assim que tiver algum conhecimento, crie textos para canais variados e exponha online.

Qual É O Perfil Do Copywriter?

Muita gente deseja ser copywriter, mas nem todo mundo tem o perfil necessário. Você já se perguntou sem tem?

Aqui vão algumas características essencial para tornar-se um copywriter:

  • Gostar de ler: não somente para adquirir informações no início, mas quem desenvolve textos precisa estar sempre lendo fontes confiáveis;
  • Ter habilidade com escrita: outra característica imprescindível aqui é saber escrever. Sem dúvida, não há como fugir disso. Entenda “saber escrever” como dominar seu idioma, saber imprimir as técnicas e falar com o público;
  • Ser antenado: o mundo das vendas está sempre em forte mudanças e quem deseja trabalhar como copywriter precisa acompanhá-las;
  • Gostar de tecnologias e mundo virtual: sim tudo hoje envolve tecnologia e internet, por isso, o profissional precisa se envolver com ambos;

Quanto Ganha Um Copywriter?

No Brasil, um profissional copywriter ganha aproximadamente 4 mil por mês. Contudo, para iniciantes em vagas de copywriter júnior, a média é de 2.700 por mês.

No entanto, esta é apenas uma média. Com toda a certeza esse valores varia de acordo com a região, empresa, nível de experiência, etc.

Vale ressaltar que essa média tem como referência os valores mantidos em 2022.

Entenda A Diferença Entre Copywriter E Redator

Um copywriter pode ser um redator, um redator pode ser um copywriter, mas são funções um pouco diferentes.

O redator escreve sobre os mais variados temas, quase sempre trabalha com textos otimizados com SEO, mas não necessariamente essas produções têm foco em vendas.

Por outro lado, o copywriter que também atua escrevendo, cria textos focados em vendas, mas não precisa ter tantos conhecimentos em otimização.

A principal diferença aqui é que se um redator não sabe criar escritos com técnicas de persuasão, ele não pode ser considerado um copywriter.

Em síntese, o principal objetivo das produções do redator é atrair visitantes e tornar uma página mais vista nos buscadores. Por outro lado, o principal objetivo do trabalho do copywriter é vender.

Espero que tenha gostado desse guia e se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato.

Redação
Equipe de Redação

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