Projeto Guri
0

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri foi reaberta no dia 8 de março e segue até o dia 19 de março, de maneira online, para os polos de ensino que ainda dispõem de vagas no interior e litoral de São Paulo. São cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos (o sistema carregará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada curso*).

Para ingressar no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – basta ter entre 6 e 18 anos incompletos (até 21 anos nos cursos de luteria, nos Grupos de Referência, nos polos da Fundação CASA) e estar regularmente matriculado na escola. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Alunos e alunas têm acesso às aulas e atividades por meio da plataforma de ensino a distância, enquanto aguardam o retorno presencial, que será realizado de forma gradativa, seguindo todos os protocolos de segurança.

Inscrições para o Projeto Guri

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link http://www.projetoguri.org.br/matricula2021/ e preencher as seguintes informações:

_ Identidade do aluno ou da aluna (nome completo, data de nascimento e número do RG ou certidão de nascimento);
_ Endereço;
_ Informar se pertence ao grupo de risco da Covid-19 (colocar sim ou não);
_ Informar se o aluno ou aluna possui deficiência auditiva (colocar sim ou não);
_ Telefone para contato, com DDD (opcional);
_ E-mail (opcional);
_ Escola em que estuda;
_ Identidade do responsável (nome completo, número do RG, telefone e e-mail);
_ Informar o polo de interesse;
_ Informar o curso de interesse (1ª e 2ª opção);
_ Ler (a assinalar ciência) nos avisos de autorização do uso de imagem e Lei Geral de Proteção de Dados.

Faixa etária em cada curso

*Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

CURSO

FAIXA ETÁRIA MÍNIMA PARA INGRESSO

ACORDEON

9 ANOS

BAIXO ELÉTRICO

10 ANOS

BANDOLIM

8 ANOS

BATERIA

10 ANOS

CAVACO

8 ANOS

CLARINETE

9 ANOS

CONTRABAIXO

12 ANOS

CORAL INFANTIL

MÍNIMO: 6 ANOS, MÁXIMO: 8 ANOS

CORAL JUVENIL

9 ANOS

OBOÉ

10 ANOS

EUFONO

10 ANOS

FLAUTA TRANSVERSAL

9 ANOS

GUITARRA ELÉTRICA

10 ANOS

INICIAÇÃO MUSICAL

MÍNIMO: 6 ANOS, MÁXIMO: 8 ANOS

LUTERIA

14 ANOS

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO

8 ANOS

PERCUSSÃO

8 ANOS

SAXOFONE

9 ANOS

TECLADO/PIANO

8 ANOS

TECNOLOGIA MUSICAL

8 ANOS

TROMBONE

10 ANOS

TROMPA

10 ANOS

TROMPETE

10 ANOS

TUBA

13 ANOS

VIOLA

10 ANOS

VIOLA CAIPIRA

8 ANOS

VIOLÃO

8 ANOS

VIOLINO

10 ANOS

VIOLONCELO

10 ANOS

As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico e de estrutura física, relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, de maturidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina etc.

O formulário é bem simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma (celular IOS, celular Android, tablet, computador, etc).  Após o preenchimento, clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.

Posteriormente, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá instruções para o envio dos documentos (RG, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante de endereço). Nesta etapa, o responsável receberá também um link com o questionário social que deve ser preenchido e enviado. As informações descritas no questionário são fundamentas para que nossas equipes conheçam as demandas dos matriculados e, com isso, tracem planos estratégicos de acordo com o perfil de cada turma e/ou aluno e aluna.

A matrícula só será oficializada no polo e curso escolhido após contato da coordenação e envio dos documentos do aluno/aluna.

Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

Retorno presencial


O retorno presencial deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada uma das cidades.

As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Redação
Equipe de Redação

Vazamentos de dados, reflexões e orientações em tempos de pandemia

Artigo Anterior

Imposto de Renda pode captar até R$ 4 bilhões para apoiar organizações sociais

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Empreendedorismo